Pesquisar

sábado, 27 de novembro de 2010

Gostaria de fazer um Upgrade???

Gostaria de se atualizar???Melhorar a performance do seu PC, atualizar a versão do Windows, aumentar a memoria ram e muito mais! Entre em contato conosco!




Cel.: 9679-4905
          ou

E-mail: mensolutions@hotmail.com


___________________________________________________________________

Atendemos de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Caso seja preciso atendemos em horarios especiais, sendo necessario agendamento antecipado!

Problemas com seu PC??


Problemas em seu computador??????

Ligue: 9679-4905
          ou
Nos contacte por e-mail: mensolutions@hotmail.com

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Supercomputador x Mainframe

A distinção entre supercomputadores e mainframes não é clara e direta, mas geralmente falando, os supercomputadores são utilizados na solução de problemas em que o tempo de cálculo é um limite, enquanto os mainframes são utilizados em tarefas que exigem alta disponibilidade e envolvem alta taxa de transferência de dados (internos ou externos ao sistema). 

  • os supercomputadores são mais complexos do ponto de vista do programador, devido ao alto grau de paralelismo na execução das instruções e pelo fato de que, ao contrário dos mainframes, não existe uma camada de abstração que esconde estas questões;

  • os supercomputadores são otimizados para realização de tarefas complicadas utilizando principalmente a memória, enquanto os mainframes são otimizados para realizar tarefas que acessam grandes quantidades de informação oriunda de bases de dados;

  • normalmente os supercomputadores são utilizados em aplicações científicas e militares, enquanto os mainframes são voltados a aplicações civis, sejam governamentais ou empresariais. A análise de modelos de clima, análise estrutural de proteínas e processamento de filmes digitais são tarefas bastante apropriadas para os supercomputadores. O processamento de cartões de crédito, gerenciamento de contas bancárias, negociações mercantis e processamento de seguro social são tarefas normalmente realizadas por mainframes. (Uma exceção: certas aplicações militares exigem um nível de segurança muito alto, que é uma forte característica dos mainframes);

  • as tarefas executadas pelos supercomputadores toleram interrupções (por exemplo, cálculos de modelos de previsão de aquecimento global ou pesquisa acadêmica). Os mainframes executam tarefas que exigem alta disponibilidade, podendo executar serviços continuamente por anos (por exemplo, sistemas de emissão de passagens aéreas ou processamento de cartões de crédito);

  • os supercomputadores são construídos para atender uma finalidade específica. Os mainframes são construídos para realizar uma grande variedade de tarefas de execução diária;

  • os mainframes suportam totalmente o software antigo (no caso da IBM, inclusive aplicações escritas na década de 1960) convivendo com novas versões. No caso dos supercomputadores, a tendência é ignorar a compatibilidade retroativa de software no projeto de novos sistemas;

  • os mainframes possuem um grande número de processadores que auxiliam os processadores centrais. Eles são utilizados em funções de criptografia, gerenciamento de entrada/saída, monitoração do ambiente, manipulação de memória, e etc. Devido a esta característica o número de processadores dos mainframes é muito maior do que se esperaria. Os projetos de supercomputadores não incluem este grande número de processadores de uso específico já que eles não adicionam poder de processamento de cálculo.

Mainframe

Um mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou através de uma rede. (O termo mainframe se refere ao gabinete principal que alojava a unidade central de fogo nos primeiros computadores.).

Embora venham perdendo espaço para os servidores de arquitetura PC e servidores Unix, de custo bem menor, ainda são muito usados em ambientes comerciais e grandes empresas (bancos, empresas de aviação, universidades, etc.).
São computadores que geralmente ocupam um grande espaço e necessitam de um ambiente especial para seu funcionamento, que inclui instalações de refrigeração (alguns usam refrigeração a água). Os mainframes são capazes de realizar operações em grande velocidade e sobre um volume muito grande de dados.

 
Mainframes e sua História
 
Os mainframes nasceram em 1946 e foram sendo aperfeiçoados. Em 7 de abril de 1964, a IBM apresentou o System/360, mainframe que, na época, foi o maior projeto de uma empresa. Desde então, outras empresas – como a HP e a Burroughs (atual Unisys) – lançaram seus modelos de mainframe. Existem mainframes em operação no mundo inteiro.Contemporâneos aos /360 da IBM foram os Burrough B-200, B-300 e B-500 (de pequeno porte) e os B-5500 (de grande porte).Posteriormente a IBM lançou a série /370, e a Burroughs por sua vez lancou as máquinas de terceira geração: B-3500 e B-6500, sucedidas pela série 700: B-3700 e B-6700.No fim da década de 1970, ao mesmo tempo que cresciam os sistemas destinados a grandes corporações, começaram a reduzir o tamanho de uma série das máquinas para chegar a clientes menores: a IBM lançou o /3 e a Burroughs a série B-1700 e posteriormente o B-700, máquinas de quarta geração, cujo software básico era escrito em MIL (Micro Implemented Language) e SDL (Software Development Language). Foram as primeiras máquinas Burroughs microprogramáveis, o que lhes dava uma flexibilidade impar. Estas máquinas marcaram o início do uso de circuitos integrados com tecnologia TTL com integração em média escala (MSI).
Atualmente a IBM produz quatro versões de mainframes, denominados System Z series, que modernizados, suportam diversos sistemas operacionais: z/OS, z/OS.e, z/VM, z/VSE, VSE/ESA, TPF, z/TPF e Linux on System z.Hoje, segundo especialistas, há uma forte tendência de crescimento para este setor, inclusive com as novas versões do Cobol (principal linguagem usada nos Mainframes) usando ambiente gráfico.Como são computadores com capacidade dimensionada para aplicações que exijam grandes recursos, os mainframes possuem hardwares semelhantes como memórias, processadores, discos rígidos etc., porém o tamanho destes hardwares se diferem dos de computadores de outros portes, como servidores e desktops.

Supercomputador

Supercomputador é um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória.Tem aplicação em áreas de pesquisa que grande quantidade de processamento se faz necessária, como pesquisas militares, científica, química, medicina. Supercomputadores são usados para cálculos muito complexos e tarefas intensivas, como problemas envolvendo física quântica, mecânica, meteorologia, pesquisas de clima, modelagem molecular (computação nas estruturas e propriedades de compostos químicos, macromoléculas biológicas, polímeros e cristais) e simulações físicas, como simulação de aviões em túneis de vento, simulação da detonação de armas nucleares e investigação sobre a fusão nuclear.

Os primeiros supercomputadores foram criados na década de 1960 por Seymour Cray.Seymour Cray fundou sua própria empresa, a Cray Research, em 1970 e dominou o mercado da supercomputação durante 25 anos (1965-1990).

Na década de 70 a Universidade de Illinois montou em conjunto com a Burroughs Corporation o ILLIAC IV, um supercomputador que ficou famoso pelas dimensões.
A ficção científica abordou o tema num romance chamado "Colossus".
Hoje os supercomputadores são fabricados por empresas como NEC, SUN, IBM, HP, Apple, e etc. A lista atualizada dos 500 sistemas computacionais mais poderosos conhecidos pode ser obtida em top500.org.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Barramento AGP, PCI e PCI Express

AGP

Barramento desenvolvido por vários fabricantes, porém, lederados pela Intel, com o propósito de acelerar as transferências de dados do vídeo para a memória, especialmente daods para 3D.Trata-se, pois, deum barramento específico (para vídeo), não genérico, porém, de alta velocidade de transferência por ligar vídeo diretamente à memória principal.

- Objetivo: gráficos 3D e vídeos full-motion;
- Disponível a partir do Pentium II;
- Conector semelhante ao PCI;
- AGP usa memória do microcomputador para a renderização (processo pelo qual se pode obter imagens digitais), permitindo rápida atualização pelo processador;
- Geralmente há apenas um único slot, pois se aplica a vídeo;

                                                  Taxas:

- 266 MBps(1x);
- 533 MBps (2x);
- 1GBps (4x);
- 2.1 GBps (8x).




                                                                           PCI

Barramento desenvolvido pela Intel, tornando-se quase um padrão para todo o mercado, como barramento de E/S (Entrada e Saída) de alta velocidade.Permite transferência de dados em 32 e 64 bits a velocidade ed 33MHz e de 66MHz, no máximo.Apresenta taxas de transferência de até 132 MB/s, com 32 bits e possui suporte para o padrão PnP (Plug and Play).





PCI Express

A tecnologia PCI Express conta com um recurso que perimite o uso de uma ou mais conexões seriais, isto é, " caminhos" (também chamados de lanes) para transferência de dados.Se um determinado dispositivo usa um caminho, então diz-se que este utiliza o barramento PCI Express1x, se utiliza 4 conexões, sua denominação é PCI Express 4x e assim por diante. Cada lance pode ser bidirecional, ou seja, recebe e envia dados.Cada conexão usada no PCI Express trabalha com 8 bits por vez, sendo 4 em cada direção. A frequencia usada é de 2,5 GHz, mas esse valor pode variar. Assim sendo, o PCI Express 1x consegue trabalhar com taxas de 250 MB por segundo, um valor bem maior que os 132 MB do padrão PCI.Atualmente, o padrão PCI Express trabalha com até 16x, o equivalente a 4000 MB por segundo. Certamente, com o passar do tempo esse limite aumentará.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Breve Historia do Surgimento da Internet

A internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos.
O Departamento de Defesa americano pretendia criar  uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos. A intenção era descentralizar informações valiosas de forma que não fossem destruídas por bombardeios se estivessem localizadas em um único servidor.
A ARPA (Advanced Research Projects Agency), uma das subdivisões do Departamento de Defesa, criou uma rede conhecida po ARPANET, ligada por um backbone ("espinha dorsal", isto é, estruturas de rede capazes de manipular grandes volumes de informações) que passava por debaixo da terra, o que dificultava sua destruição. O acesso á ARPANET era restrito a militares e pesquisadores, demorou chegar ao público em geral, pois temiam o mau uso da tecnologia por civis e países não-aliados.

Você ja se perguntou o que significa WWW??




Em inglês WWW quer dizer, World Wide Web, que traduzido significa "rede de alcance mundial".
A World Wide Web ou WWW é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.

BLUETOOTH

É um padrão de comunicação sem-fio, de curto alcance e baixo custo, por meio de conexões de rádio ad hoc.
Através do bluetooth, pode-se conectar uma ampla variedade de dispositivos de computação, de telecomunicações e eletro-domésticos de uma forma bastante simples, sem a necessidade de adquirir, carregar ou conectar cabos de ligação.
A idéia é permitir a interligação desses dispositivos de uma forma automática e sem que o usuário necessite se preocupar com isso.
Os dispositivos podem ser classificados, de acordo com a potência e alcance, em três níveis:

                                                     CLASSE 1 - 100 mW, com alcance de até 100m;
                                                     CLASSE 2 - 2,5 mW e alcance de até 10m;
                                                     CALSSE 3 - 1 mW e alcance de 1m.


Obs: mW - (Abreviatura de Medium-Wave, em inglês, que traduzido que dizer " onda média").Grandeza utilizada para medir a potência das ondas de rádio( frequencia de rádio).

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Problemas com seu PC??

Seu sistema esta lento?Gostaria de melhorar a performance do seu computador?Gostaria de fazer um upgrade em seu PC?Agende uma visita conosco!

Entre em contato:

mensolutions@hotmail.com

Processadores i3 - i5 - i7

Como todos já devem saber, a Intel lançou três modelos de processadores diferentes. Cada um possui um foco, pois existem usuários com interesses distintos. O Intel Core i3 é a linha de CPUs voltada aos menos exigentes. Por pertencer à nova linha Core, o i3 traz dois núcleos de processamento, tecnologia Intel Hyper-Threading (que possibilita a realização de mais tarefas), memória cache de 4 MB compartilhada (nível L3), suporte para memória RAM DDR3 de até 1333 MHz e muito mais.


Achou pouco? O Core i3 tem mais segredos na manga

Os CPUs da linha Core i3 parecem fracos, contudo eles vieram para substituir a antiga linha Core2Duo. Qualquer Core i3 vem equipado com um controlador de memória DDR interno (o que já ocorre há muito tempo nos processadores da AMD), um controlador de vídeo integrado — Intel HD Graphics que opera na frequência de 733 MHz — e o suporte para utilização de duplo canal para memória RAM (o que significa que as memórias trabalham aos pares).

Tecnologia Intel Hyper-Threading

Em uma época em que os processadores de múltiplos núcleos estão dominando, a Intel decidiu criar modelos que pudessem simular uma quantia ainda maior de núcleos. Se você for analisar que os CPUs da linha Core i3 possuem apenas dois núcleos, pode imaginar que eles não durem muito mais. Contudo, com a utilização da Intel Hyper-Threading, os processadores i3 “ganham” dois núcleos a mais.
Quem já possui um Intel Core i3 deve ter reparado que o Windows detecta quatro núcleos, contudo esse artifício da duplicação dos núcleos não significa muito. E quem pensou que o i3 realmente trabalharia como um processador de quatro núcleos se enganou completamente. Para perceber a diferença entre um processador de quatro núcleos e outro de dois, basta comparar os resultados em desempenho.
Por exemplo, se você colocar um Core i3 ao lado de um Intel QuadCore, não há dúvidas de que o QuadCore terá um desempenho muito maior (em qualquer atividade). Claro que isso não significa que a nova tecnologia não serve para nada, muito pelo contrário. A Intel Hyper-Threading é ideal para momentos em que você precisa efetuar várias atividades simultaneamente. Essa tecnologia serve para que um núcleo consiga realizar duas atividades ao mesmo tempo, daí o motivo pelo qual a tecnologia, supostamente, faz os núcleos dobrarem em quantidade.

O que o i3 consegue realizar?

Tudo o que você quiser. Este processador de dois núcleos mostra-se uma excelente opção para qualquer tipo de atividade. Obviamente ele não é o mais rápido no que faz, mas vai ser muito difícil você encontrar um programa ou jogo que não seja executado com um Intel Core i3.



Troque sua placa-mãe

O Core i3 chegou ao mercado de hardware faz muito pouco tempo, mas desde que apareceu complicou muito a situação para os usuários que gostariam de comprar um modelo da nova linha de processadores. Os modelos da linha Intel Core i3 utilizam um novo soquete (encaixe na placa mãe), fator que forçou as montadoras a criarem placas exclusivas para eles. Conhecido como socket LGA 1156, esse novo tipo de soquete será utilizado para os processadores Intel Core i3, i5 e pelos novos i7.


 Os processadores das linhas Intel Core são lançamentos, portanto quem deseja optar por uma dessas novidades deve preparar o bolso. Caso você tenha interesse em um Intel Core i3, o gasto não é tão absurdo, mas certamente o custo total do computador pode ser desencorajador. Em nossas pesquisas encontramos o Intel Core i3 530 com preço mínimo de R$ 315e o Core i3 540 pode ser adquirido por R$ 380.



O Intel Core i5 é o intermediário

Enquanto o i3 fica responsável por atender aos usuários menos exigentes, o Intel Core i5 é encarregado de suprir as necessidades do mercado de porte intermediário, ou seja, aqueles mais exigentes que realizam tarefas mais pesadas. Disponível em modelos de dois ou quatro núcleos, os CPUs da linha i5 possuem até 8 MB de memória cache (nível L3) compartilhada, também utilizam o soquete LGA1156, controlador de memória DDR integrado, tecnologia Intel Hyper-Threading, tecnologia Turbo Boost e muito mais.

O que é e para que serve a tecnologia Turbo Boost?

A tecnologia Turbo Boost da Intel promete aumentar a velocidade do processador automaticamente. Segundo o site da Intel, esta tecnologia é inteligente e trabalha 100% do tempo verificando frequência, voltagem e temperatura do processador. Ao notar uma baixa em um dos valores-padrão utilizados pelo CPU, este novo recurso aumenta a frequência e consegue um desempenho muito maior em qualquer aplicação.
Imagine que a temperatura do processador está abaixo do esperado e você deseja aumentar a velocidade. Com a utilização da tecnologia Turbo Boost você não precisa se preocupar, porque o seu Intel Core i5 vai alterar a frequência ou a voltagem do CPU sem sua permissão e logo você verá um aumento significativo em desempenho. Falando especificamente dos modelos i5, há a possibilidade de um aumento de até 800 MHz na velocidade. 

Quanto custa?Se você já achou o Core i3 caro, então se prepare para o valor cobrado pelos processadores da linha i5. Os processadores mais fracos (Intel Core i5 650) da linha i5 têm preços iniciais em R$ 485 e os mais robustos (Intel Core i5 750) chegam a custar aproximadamente R$ 600.Vale o investimento? Do que o Intel Core i5 é capaz?Investir tanto num processador e numa placa-mãe pode ser um desperdício de dinheiro em alguns casos. Usuários que vão rodar games de última geração e aplicativos de edição de vídeo talvez nem precisem de um i5. Considerando-se que tais tarefas requisitam muito mais desempenho da placa de vídeo do que poder de processamento do CPU, o gasto pode ser desinteressante.Claro que se você pode pagar por um Core i5, não há por(espaço)que não investir num processador desses, afinal, ele é capaz de rodar tudo o que você imaginar. Vale frisar que os CPUs desta série não são os mais velozes que existem, portanto sempre haverá um processador capaz de rodar as mesmas aplicações com um desempenho ainda maior.

O mais alto desempenho: Intel Core i7

A última palavra em tecnologia de processamento é o i7. A linha de processadores voltada ao público entusiasta e profissional traz muitos benefícios e especificações de cair o queixo. Todos os CPUs da série Core i7 possuem quatro núcleos (o i7-980X possui seis núcleos), memória cache L3 de 8 MB, controlador de memória integrado, tecnologia Intel Turbo Boost, tecnologia Intel Hyper-Threading, tecnologia Intel HD Boost e ainda o recurso Intel QPI.

Intel HD Boost? Para que serve?

Com o avanço constante dos processadores, os softwares foram forçados a evoluir. Existem softwares que trabalham com conjuntos de instruções específicas, as quais precisam estar presentes nos processadores para que o programa seja executado com a máxima performance. Os conjuntos de instruções principais são denominados como SSE, sendo que existem programas que utilizam instruções diferentes.
A linha de processadores Intel Core i7 trabalha com a tecnologia Intel HD Boost, a qual é responsável pela compatibilidade entre CPU e programas que usam os conjuntos de instruções SSE4. Tal característica possibilita um maior desempenho em aplicativos mais robustos que necessitam de um poder de processamento de alto nível.

Intel QPI

O recurso Intel QPI, ou QuickPath Interconnect (Interconexão de caminho rápido), serve para aumentar o desempenho do processador — óbvio, não é mesmo? Afinal, todas as tecnologias são criadas para isso —, contudo, esta trabalha de uma maneira bem diferente .
Ao invés de aumentar a frequência ou a tensão, o recurso Intel QPI aumenta a largura de banda (o que permite a transmissão de mais dados) e diminui as latências. Vale salientar que este recurso só está presente nos CPUs Intel Core i7 da série 900 e possibilita taxas de transferência de até 25.6 GB/s.


Quero um i7 no meu computador!

Realizamos uma pesquisa para averiguar os preços dos processadores da linha Core i7, mas somente de saber o absurdo cobrado pela alta tecnologia qualquer um desanima. O modelo mais simples da série i7 (o i7-860) tem seu preço inicial em R$ 740, enquanto modelos mais robustos como o i7-940 são vendidos por aproximadamente R$ 1650.É um exagero?Adquirir um i7 só não é um exagero para quem realmente trabalha com programas que requisitam muito do processador. Jogadores e usuários que procuram um CPU robusto talvez nem devam pensar na hipótese de um i7, porque ele custa muito e não traz benefícios significativos.A linha de processadores Intel Core i7 é, sem dúvida, a mais potente do momento, contudo um usuário que adquire tal processador está comprando um PC que não precisará de atualização por muito tempo. Como já citado, profissionais devem investir na compra de um i7, porque ele faz toda a diferença na hora de renderizar vídeos e economizar tempo com tarefas banais.

Obs.: Texto retirado da internet.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Atalhos Windows

WIN = Abre o menu Iniciar. Use as setas para navegar nas opções, e dê ENTER para abrir um item.

WIN + D = Mostrar área de trabalho.

WIN + M = Minimizar tudo.

SHIFT + WIN + M = Desminimizar tudo.

WIN + R = Executar.

WIN + E = Abre o Windows Explorer.

WIN + PAUSE BREAK = Propriedades do sistema.

WIN + F = Pesquisar arquivos ou pastas.

WIN + U = Gerenciador de utilitários.

WIN + L = Bloquear computador ou trocar de usuário, sem fazer logoff.

CTRL + ESC = Abre o menu Iniciar.

CTRL + ALT + DEL = Gerenciador de tarefas, permite fechar programas travados. No Windows NT/2000/XP/Vista etc. pode abrir a janela "Segurança do Windows", com opções para trocar senha, fazer logoff ou abrir o gerenciador de tarefas.

CTRL + SHIFT + ESC = Gerenciador de tarefas (com a vantagem de abri-lo direto, e não a tela de segurança, em algumas versões de Windows).

ALT + LETRA SUBLINHADA DE MENUS OU BOTÕES = Acessa o menu ou botão. Use as setas de direção do teclado para se mover, ENTER para confirmar ou a barra de espaços para marcar ou desmarcar as caixinhas de marcação.

ALT + TAB = Alterna as janelas abertas. Segure ALT e vá teclando TAB até selecionar a janela desejada, e então solte tudo.

SHIFT + ALT + TAB = Alterna as janelas abertas, só que selecionando as anteriores, e não as próximas. Ao usar o ALT + TAB, você pode teclar ou soltar SHIFT quando precisar.

ALT + ESC = Alterna diretamente para a janela anterior na barra de tarefas.

CTRL + TAB = Alterna as guias (abas) das janelas que tem abas, avançando, e em alguns programas, alterna os documentos abertos.

SHIFT + CTRL + TAB = Alterna as guias, voltando para as anteriores, em vez de avançar.

ALT + F4 = Fecha a janela ativa. Se nenhuma janela estiver aberta, abre a caixa de diálogo "Desligar o computador".

ALT + ESPAÇO = Abre o menu de controle da janela ativa (= clicar na barra de título com o botão direito do mouse ou, mais precisamente, clicar no ícone que fica à esquerda, na barra de título dos programas). Dica: use para maximizar, minimizar ou restaurar janelas pelo teclado.

F10 = Seleciona os menus do programa atual. Use as setas de direção do teclado para se mover por eles.

SHIFT + F10 = Corresponde a clicar com o botão direito no objeto selecionado ou em foco. Use as setas para escolher um item do menu, e ENTER para "clicá-lo". Pode-se usar diretamente a tecla que tem um menu com uma setinha, é a chama "tecla de atalho de aplicativo", que normalmente fica entre as teclas WIN DIREITA e CTRL de alguns teclados.

PRINT SCREEN = Copia uma imagem da tela atual para a área de transferência. Basta colar no seu programa gráfico preferido (pode ser o Paint), ou num editor que aceite imagens (como o Word). Ideal para pegar ilustrações de tela sem precisar de programas de terceiros.

ALT + PRINT SCREEN = Copia uma imagem apenas da janela ativa, e não da tela inteira (janela ativa é a janela que está em primeiro plano).

DDR3 - Nova Memória Ram

Evolução da DDR2, as memórias DDR3 estão chegando ao mercado.Mais rápidas e econômicas, prometem alta performance.Entretanto não são todas as placas-mãe que oferecem suporte a DDR3.É preciso ficar atento antes de investir em uma DDR3, como a HyperX DDR3 de 1800MHz, da Kingston, que é certificado pelo programa Intel Extreme MemoryProfile(Intel XMP)


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mini Dicionário

Adware - Do inglês , Ad ( Anúncio) + Ware ( Utensílio).Programa que vem oculto a um outro. Uma vez instalado, exibe anúncios interativos, quando conectado arede. A proteção contra essa intrusão é feita por firewalls ou programas removedores de anúncios.

Antivírus - Programa que verifica o disco rígido do computador, CD, DVD... em busca de presença de vírus para elimina-lo.

BIOS - Sigla de Basic Input Output System. Sistema Básico de Entrada e Saída. Conjunto de instruções que inicializam o computador assim que o equipamento é ligado.

Blog - Abreviação do inglês, Web Log. Web (Teia) + Log (Registro).Serviço que permite transformar um site num diário digital de seu proprietário.

Blue-ra -Disc - Do inglês, Disco do Raio Azul. Nova modalidade de DVD com capacidade de armazenamento de 27 Gb, em cada face.

Browser - Do inglês, Folhear. No Brasil: Navegador. Programa utilizado para navegar na Internet, dai ser chamado também de navegador.

Cavalo de Tróia - Do inglês, Trojan Horse. Programa enviado por anexo a um e-mail, apresentado sob a inofensiva aparência de jogo, protetor de tela, figura, apresentação de tela, cartões... que quando executado permite ao remetente o acesso remoto, por meio de protocolo TCP-IP, ao computador onde se instalou, sempre que este estver conectado à rede.

Cookie - Pequeno programa que os sites, normalmente implatam no computador dos internautas, para obter informações , como: navegador utilizado, frequencia das visitas, seus movimentos pelas diversas páginas, ações e preferências. O objetivo é coletar dados sobre o usuário, de modo a personalizar e agilizar acessos futuros.

Download - Do inglês, Down = Baixo + Load = Crregar. Transferir cópias de um arquivo ou programa de um site para o computador do usuário.

Drive - Do inglês, acionador. Software que ensina o hardware como se portar.Em um mesmo computador pde haver vários drives.

Ethernet - Padrão para conexão de redes locais. ( rede local)

Firewall - Do inglês, Parede Corta Fogo. Dispositivo de segurança que monitora o tráfego de informação entre uma rede de computadores e a internet, impedindo o acesso de usuários não autorizados ou entrada de dados sem a previa permissão.

Freeware - Do inglês, Free (livre) + ware (ferramenta). Programa Gratuito. Programa de computador distribuído gratuitamente por seu autor, para livre utilização de qualquer usuário.

Hacker - Do inglês, to hack, abrir caminho com golpes cortantes. Aficionado por informática, profundo conhecedor de linguagens de programação, que se dedica à compeensão mais íntima de funcionamento de sistemas operacionais e a desvendar códigos de acesso a outros computadores. Utiliza seus conhecimentos para ampliar sua experiência ou pela satisfação de detectar suas possíveis falhas de segurança.

Hardware - Do inglês, Ferragens. Parte física de um computador e seus periféricos, composto de placas de circuitos, processadores e outros componentes eletrônicos.